Passagens Aéreas Dicas » Passagens » Como evitar a dor de ouvido do bebê durante o voo?

Como evitar a dor de ouvido do bebê durante o voo?

Viajar com bebê é uma tarefa que requer cuidado e muita atenção. Para saber como evitar as terríveis dores no ouvido durante o voo, veja neste artigo e entenda mais sobre a importância de tomar as medidas corretas.

     

Dor de ouvido no bebê durante o voo

É comum estar em voos que levam crianças e ouvir o choro apavorante dos pequenos. Isso acontece devido as dores no ouvido que a mesma costuma sentir devido a grande pressão decorrente a hora da decolagem e aterrissagem. O que acontece precisamente é uma deficiência na equalização das pressões.

O barulho incomoda até mesmo os adultos, como não incomodaria as crianças? Quando o avião toma voo, os gases presentes se expandem a ponto de ocupar muito mais espaço. Para impedir que isso aconteça e incomode não só seu filho, mas você e os demais passageiros, use vasoconstrictores nasais.

Embora ele seja uma solução, você deve ter ciência de que o mesmo só pode ser usado sob prescrição médica e durante o voo você deverá ter sua receita em mãos. Outros detalhes importantes, como mascar chiclete, ingerir líquidos ou até mesmo fazer a deglutinação da saliva podem ajudar.

Essas medidas podem melhorar o voo e impedir que as pressões perturbem  o  bebê. Além disso, é extremamente indicado (por médicos e especialistas) que lave o nariz da criança. Com a pressão do voo, a secreção que está no corpo do seu filho pode subir pela Trompa de Eustáquio.

Esse é o canal que faz a ligação entre o nariz e a garganta. Na hora em que ocorre, a criança sente dores intensas e após esse período desenvolve infecções. É por esse motivo que os médicos orientam fazer a lavagem das narinas no mesmo dia, pouco tempo antes de embarcar.

Os cuidados devem ser intensos, principalmente devido ao desenvolvimento de otite durante o voo. Uma criança que já está resfriada ou doente costuma desenvolver muito mais rápido o problema, agravando a doença. O que é apenas uma pequena gripe, pode se transformar em algo sério. Por isso, evite viajar quando seu filho estiver doente.

Orientações quanto ao voo:

Os bebês são frágeis, é exatamente por isso que necessitam de cuidados especiais na hora de viajar.

Viajar com bebê (Foto: Reprodução)

» Não viaje com bebês com idade menor que sete dias

» Durante o voo, dê mamadeira ou peito

» Também é válido o uso de chupetas (caso ele use)

» Não é permitido levar medicamentos no voo

» Papinhas e mamadeiras, somente a quantidade exata a ser ingerida

» Não viaje com seu filho doente

» Certifique-se de que ele está devidamente vacinado

» Mantenha-o no colo com algum brinquedo

» Certifique-se da documentação do bebê (antes da compra de passagem)

Se você está em dúvida sobre qualquer eventualidade, poderá se dirigir até um balcão da companhia aérea na qual vai viajar ou conctatá-la por e-mail e então tirar suas dúvidas. Também converse com seu pediatra calmamente e veja se seu filho está realmente apto a uma viagem.

Lembre-se sempre que a saúde dele é o mais importante. Siga todas as orientações dadas aqui e pelo seu médico, proporcionando à ele uma viagem confortável e que esteja dentro das condições físicas do mesmo. Não coloque a saúde do seu bebê em risco por diversão ou negócios.

Textos Relacionados: