Passagens Aéreas Dicas » Passagens » Como viajar com cachorro de avião?

Como viajar com cachorro de avião?

Cada companhia aérea possui em si normas e regras para transportar animais domésticos. Para obter informações gerais sobre tal procedimento, confira este artigo.

     

Viajando com seu cachorro

Basicamente todas as companhias aéreas estipulam o mesmo tipo de “regrinhas básicas” para quem deseja viajar com seu animal de estimação. Algumas permitem que o animal vá junto com você durante durante o voo, outras já indicam que ele tem um lugar especial para estar.

Todos devem ser colocados dentro de um pequeno container pet. Uma taxa no valor de R$140,00 reais é cobrada para transportá-lo e cada cliente tem direito de levar apenas 1 animal de estimação. É muito importante também que você solicite o lugar do seu animal com antecedência, pois só são permitidos 3 animais por voo.

A embalagem deve ser apropriada e relativamente nova (em bom estado). Regras relacionados aos tipos e tamanhos de cachorros e gatos são estabelecidas e quando não respeitadas, não podem servir de transporte. Bem como:

  • Seu animal deve possuir menos de (ou até)  5 kg (juntamente com o container);
  • Os  tamanhos estabelecidos são 43 cm comprimento x 31,5 cm de largura x 20 cm de altura;
  • Materiais como container rígido ou mala flexível não são permitidos;

Como escolher a embalagem?

Viajar com o seu cachorro é fácil, mas pra isso será necessário respeitar algumas normas.

        Viajar de avião com cachorro            (Foto: Reprodução)

O container deve ser de plástico firme e bem resistente. Evite também aqueles feitos em madeira ou qualquer outro material que não seja plástico. O animal deve ficar de pé dentro do mesmo, também totalmente esticado para que esteja confortável durante a viagem.

Uma saída de emergência deve fazer parte da embalagem, o fundo do container deve absorver urina e fezes (indicado que cubra seu fundo com um papel ou tecido adequado). As embalagens também devem ser desinfetadas e esterilizadas não pondo em risco a vida de nenhum passageiro.

Documentação

Não são só os humanos que precisam de documentação para viajar. O seu animal animal de estimação deve estar com as vacinas em dia e apresentar o seu cartão. A vacinação antirrábica é fundamental e deve ser testificada através do cartão onde esteja presente o nome do animal, da vacina e do veterinário que aplicou.

Também será necessário que converse com seu veterinário e peça um atestado de saúde animal. Vale lembrar que esse possui validade somente de 10 dias depois que foi emitido. Para destinos como as  ilhas de como Fernando de Noronha, por exemplo, um documento especial de autorização deve ser emitido pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo da cidade.

Na Azul, o limite de peso é de 5 quilos junto com o container, já na TAM esse peso excede 5 quilos, totalizando 10 quilos com o container. É exatamente por isso que você deve procurar uma agência de sua companhia e testificar as regras e normas da mesma.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?