Arquivo da tag: cachorro

Cachorro pode viajar de avião sozinho?

 

Cachorro pode viajar de avião sozinho?

O transporte aéreo de animais é algo que vem se popularizando cada dia. Hoje é natural que os cães curtam as férias junto com seus donos, sejam em viagens domésticas ou para o exterior. Mas é importante saber que eles possuem necessidades que devem ser atendidas sem hesitar. As companhais aéreas também possuem regras que devem ser respeitadas, bem como seus preços para fazer o transporte de animais domésticos como os cachorros e gatos.

Embora não seja um hábito muito comum, já vem sendo implantado meios para que seu cão possa viajar sozinho, sem acompanhamento de adulto. Hoje em dia é possível que ele faça esse trâmite, mas vale denotar que esse tipo de serviço é sempre muito caro. Não é possível, por exemplo, transportar um cão do estado do Rio Grande do Sul à São Paulo, sozinho, por menos de R$1500,00.

Para que seja possível encontrar um meio de fazer o serviço, será necessário que você contacte uma empresa aérea que se disponha a tal processo. Também é de extrema importância que todos os seus documentos estejam em dia, além de todos os apetrechos como focinheira no caso de animais mais ferozes. A caixa por onde será transportado também requer alguns cuidados básicos.

Eles podem sim viajar sozinhos.

Cachorro (Foto: Reprodução)

Uma nota importante é o ressalto de que a maior parte das companhias aéreas não fazem o transporte de animais que estejam classificados como braquicefálicas, ou seja, aquelas possuidoras de focinho curto. Isso devido ao risco maior de desenvolver problemas respiratórios durante o voo.

Para chegar ao destino, também serão indispensáveis documentos como:

  • Comprovante de vacinação contra raiva
  • Certificado de inspeção veterinária ou atestado de saúde
  • Certificado de aclimatação

Você precisará ver as taxas de embarque, taxas para transporte de animais sozinhos e demais especificações da companhia na qual seu cãozinho irá viajar. Dependendo do tamanho do seu cachorro e em caso dele ser filhote, é possível que esses preços sejam reduzidos.

Dicas

  • Não mande fêmeas em fase de gestação
  • Não mande animais muito novos ou muito idosos
  • Mande brinquedinhos na cabine

Procure no site oficial da companhia aérea no qual verá a melhor forma para fazer com que o seu cão viaje. Se possível, também vá a um escritório da mesma para garantir que tudo correrá bem. Feche o plano de viagem para seu animal diretamente na companhia. Também entre em contato direto com os mesmos ao fim da viagem e esteja lá para recebê-lo em sua chegada.

Ele passará tempo demais em um ambiente onde não encontrará nenhum rosto familiar, é importante que esteja presente na sua chegada já que precisará de afeto e aconchego. Esteja também com todos os seus documentos do veterinário em dia, bem como nome e demais informações.

 

Como viajar com cachorro de avião?

Viajando com seu cachorro

Basicamente todas as companhias aéreas estipulam o mesmo tipo de “regrinhas básicas” para quem deseja viajar com seu animal de estimação. Algumas permitem que o animal vá junto com você durante durante o voo, outras já indicam que ele tem um lugar especial para estar.

Todos devem ser colocados dentro de um pequeno container pet. Uma taxa no valor de R$140,00 reais é cobrada para transportá-lo e cada cliente tem direito de levar apenas 1 animal de estimação. É muito importante também que você solicite o lugar do seu animal com antecedência, pois só são permitidos 3 animais por voo.

A embalagem deve ser apropriada e relativamente nova (em bom estado). Regras relacionados aos tipos e tamanhos de cachorros e gatos são estabelecidas e quando não respeitadas, não podem servir de transporte. Bem como:

  • Seu animal deve possuir menos de (ou até)  5 kg (juntamente com o container);
  • Os  tamanhos estabelecidos são 43 cm comprimento x 31,5 cm de largura x 20 cm de altura;
  • Materiais como container rígido ou mala flexível não são permitidos;

Como escolher a embalagem?

Viajar com o seu cachorro é fácil, mas pra isso será necessário respeitar algumas normas.

        Viajar de avião com cachorro            (Foto: Reprodução)

O container deve ser de plástico firme e bem resistente. Evite também aqueles feitos em madeira ou qualquer outro material que não seja plástico. O animal deve ficar de pé dentro do mesmo, também totalmente esticado para que esteja confortável durante a viagem.

Uma saída de emergência deve fazer parte da embalagem, o fundo do container deve absorver urina e fezes (indicado que cubra seu fundo com um papel ou tecido adequado). As embalagens também devem ser desinfetadas e esterilizadas não pondo em risco a vida de nenhum passageiro.

Documentação

Não são só os humanos que precisam de documentação para viajar. O seu animal animal de estimação deve estar com as vacinas em dia e apresentar o seu cartão. A vacinação antirrábica é fundamental e deve ser testificada através do cartão onde esteja presente o nome do animal, da vacina e do veterinário que aplicou.

Também será necessário que converse com seu veterinário e peça um atestado de saúde animal. Vale lembrar que esse possui validade somente de 10 dias depois que foi emitido. Para destinos como as  ilhas de como Fernando de Noronha, por exemplo, um documento especial de autorização deve ser emitido pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo da cidade.

Na Azul, o limite de peso é de 5 quilos junto com o container, já na TAM esse peso excede 5 quilos, totalizando 10 quilos com o container. É exatamente por isso que você deve procurar uma agência de sua companhia e testificar as regras e normas da mesma.