Passagens Aéreas Dicas » Passagens » Viagem para Argentina precisa de passaporte?

Viagem para Argentina precisa de passaporte?

Descubra através deste artigo a necessidade do passaporte para viagens dentro da América do Sul. Em especial a Argentina, nosso país “vizinho”. Confira!

     

Viagem para Argentina

Viajar para outro país é sempre uma experiência nova. Tem gente que faz com frequência, enquanto outros estão pegando o avião para o destino pela primeira vez. Na hora de viajar ao exterior, muitas dúvidas começam a rondar nossa cabeça, principalmente no que diz respeito a documentação.

É comum que muita gente fique apreensiva, sem saber o que realmente é verdade ou mito entre as informações lançadas ao vento da internet. Por isso, nós transmitiremos informações confiáveis a você que não sabe exatamente como proceder, quando a pergunta é:

Posso viajar à Argentina sem passaporte?

Não precisa de muita pesquisa para saber que a resposta é SIM. Você pode viajar, porém, não é muito recomendável. Um acordo feito a algum tempo, começado pelo Mercosul, tomou outros países (exceto Guianas). Ele denota que qualquer cidadão sul-americano tem o poder de viajar entre países como:

  • Argentina
  • Bolívia
  • Chile
  • Colômbia
  • Equador
  • Paraguai
  • Uruguai
  • Venezuela
É recomendável que retire o passaporte mesmo para viagens a países vizinhos.

Passaporte (Foto: Reprodução)

Apenas tendo em mãos a identidade, RG (lembrando que a carteira de motorista não pode ser substituir nesse caso). Embora isso pareça muito bom, é melhor ter cuidado. Essa facilidade é algo interessante, mas você pode ser pego e até “barrado” na hora de entrar na Argentina.

Inicialmente, o seu RG não pode estar velho. Nada de rasuras, fotos de quando era jovem e partes rasgadas. Se não estiver perfeitamente reconhecível na foto, acaba voltando para casa. Existe um mito que ronda o assunto, denotando que só são válidas as carteiras que forem emitidas a menos 10 anos.

Outro ponto que também pode lhe dar dor de cabeça é estar sob a “boa vontade” de outrem. Por exemplo, é possível que o guardinha da fronteira do país não lhe deixe passar, alegando que sua carteira está velha. Como se não bastasse, até a moça do check in tem esse poder de te “barrar”.

Alguns funcionários até pedem propina para liberar os que estão “meio fora” do padrão. É por isso que o mais recomendável é que você tenha o seu passaporte em mãos. Ele evita um monte de problemas e ainda te deixa mais seguro para seguir viagem, sem a interrupção de ninguém.

Lembrando sempre que os passaportes devem ser renovados sempre. De qualquer forma ele não substitui o RG, para se locomover no país, é importante que mantenha o RG sempre em mãos. Também poderá conferir as informações do Consulado da Argentina no Brasil, clicando aqui.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?